5.7.11

{Armários} Técnicas de planejamento

Esta semana vamos postar de uma maneira diferente. O tema deste e dos próximos posts terá um único assunto:
Um móvel alto, que serve para guardar muitas coisas e organizar nossas vidas.  Certamente na sua casa há pelo menos um, embutido ou solto, até o teto ou não, com ou sem portas, mas de alguma forma, foram bem ou mal planejados...são os guarda-roupas. 
Neste primeiro post falaremos de forma mais técnica sobre seu planejamento interno. Se você entender um pouco mais sobre o funcionamento de um armário, saberá a melhor maneira de dividí-lo e a forma mais acessível e confortável de usar cada espaço. Vão aí algumas dicas para você conhecer mais sobre o assunto e porque não criar o seu próprio armário!
1. Maleiro
Compartimento localizado na parte mais alta do armário, o maleiro pode acomodar malas e edredons. Para este fim,é necessário que tenha  em média 45 cm de altura, para outros usos pode ser dividido ao meio.
2. Prateleiras
Um bom espaço para colocar as prateleiras é na parte central da porta do armário devido, a melhor visão e mais fácil acesso. Nelas podem-se  guardar diversas coisas, como: lençóis, toalhas e blusas dobradas; bolsas e  caixas. A altura e forma de compartição é bastante variável, dependendo do uso que terá.
3. Cabideiro

O cabideiro deve ser instalado em média a 1,80 m do piso, podendo variar de acordo com o usuário. Para pendurar camisas, casacos e ternos a altura necessária é de 95 cm. Já, para acomodar os vestidos e casacos longos é preciso deixar um vão de 1,65 em média.


4. Calceiro
Esse espaço é destinado para pendurar calças... claro! rsrsrs... Requer uma altura de 75 cm.
5. Gavetas
Para essas, há infinitas maneiras de formatos e localização. Elas podem chegar até a parte mais baixa do armário pois, ao abrí-las temos visão e acesso total ao seu conteúdo. Uma altura ideal é de 18 cm, mas é bom destacar que essa medida pode variar muito de acordo com uso escolhido. É  legal, e muitas vezes importante criar gavetas de uso exclusivo para certas peças como: meias, peças íntimas, cachecóis, luvas e gravatas; e para elas a largura da gaveta geralmente diminui. Para guardar as bijouterias uma gaveta “fininha”, altura de 12 cm, é o ideal.
6. Sapateiro
Não podemos nos esquecer dos calçados. Com o uso de bandejas deslizantes de 65 cm de largura, é possível acomodar uma média de seis pares de sapatos.  A altura entre as bandejas varia entre 12 cm para calçados baixos e 20 cm para calçados mais altos.
 7. Profundidade
A profundidade padrão de guarda-roupa é de 60 cm.
8. Portas
Se você optar por portas de correr saiba que será necessário espaço para os trilhos onde elas correrão. A cada duas portas, o trilho terá de 5 a 8 cm de profundidade.
Caso você escolha as portas de abrir será preciso deixar uma circulação em frente ao armário de x cm + 10 cm, onde x é a largura da porta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário