12.7.11

{Ícone} Arne Jacobsen

Arne Emil Jacobsen (1902-1971) formado em arquitetura, é considerado um excepcional designer dinamarquês. A sua mente criou com simplicidade e funcionalismo uma das mais impressionantes coleções do Movimento Moderno.

Sua principal obra foi o Hotel Royal SAS (hoje Radisson SAS Royal Hotel), em Copenhage, por ter conseguido de modo brilhante transpor o design externo para o interno, com equilíbrio e sabedoria. Jacobsen defendia o desenho total, projetava desde o edifício a pequenos objetos.

Radisson SAS Royal Hotel
Nos anos 60, a SAS – linhas aéreas escandinavas – decidiu construir o seu próprio hotel de luxo. Para esta obra, Arne não apenas desenhou o edifício, mas também o mobiliário, toda a linha de tecidos, maçanetas, talheres e torneiras. Nos anos 80, foram feitas mudanças incompreensíveis na sua decoração, e apenas o quarto 606 conserva o design e o mobiliário original de Arne Jacobsen, exatamente como era em 1960, ano de sua inauguração. 
                       Fachada do Hotel SAS
                                                                              Lobby do Hotel 

                                                                                                                     Quarto 606

Quarto 606


Mobiliários e objetos para o Hotel

A seguir, listamos algumas peças desenhadas por Jacobsen para o interior do Hote Royal SAS:

Cadeiras Egg e Swan (1958): De formas orgânicas, as cadeiras contrastavam com a arquitetura racionalista de traços retos e fortes do hotel.
3300 ™ (1956): Em  harmonia com a obra arquitetônica do Hotel, a série 3300 é fria e formal mas, ao mesmo tempo, elegante e clássica.

 The Drop Chair ou Cadeira Gota (1958): Também projetada para o Hotel, essa é raríssima!!!

AJ Floor Lamp (1957): A luminária de piso possui haste em aço e base circular em zinco fundido. Nela há um mecanismo de inclinação, possibilitando criar diversos ângulos.

AJ Pendant Light Real(1958): Quando a luz é acesa os “anéis” na parte superior da luminária deixa passar luz criando um efeito atraente no teto.

Candleholder (1958): Peça original do interior do Hotel, esse castiçal feito em alumínio é também considerado um ícone do desgin clássico de Arne Jacobsen.

Talheres em prata (1957): Esta coleção minimalista de talheres em prata foram criadas também para o Royal SAS Hotel em Copenhage.


Bules e objetos de cozinha (1958): Coleção em aço inox, criada para o Hotel mas, utilizada ainda hoje em hotéis 5 estrelas pelo mundo.
Arne Jacobsen foi e ainda é um designer admirado e extraordinário. Devido às características clássicas e por isso atemporais de suas criações, seu mobiliário e outros trabalhos de design tornaram-se ícones pelo mundo e utilizados ainda hoje, nos mais modernos espaços. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário