10.9.12

Inspiração para decoração: RENDA!

As rendas surgiram na Europa entre os séculos XV e XVI. No início, ela era usada nos figurinos utilizados pela corte e pelos membros do clero, feita com tecidos de fio de prata, ouro ou seda.

Desde o século XIX , a renda já faz parte de detalhes de vestidos, casacos, luvas, enfeites de guarda-sóis, lenços, xales, mimos, mantilhas lançadas sobre os ombros, entre outras peças do vestuário.

A renda é elaborada com pequenas aberturas na superfície e desenhos decorativos produzidos manual ou tecnologicamente. 



A diferença entre o século XIX e o que vivemos é que nos dias de hoje este tecido pode se impor no look como um todo. Não é difícil de ver nas ruas, a renda presente em calças, vestidos,compondo sobreposições e em trajes estampados para as mais ousadas. No Brasil ela intensifica o poder de sedução do público feminino.







Aliás, em nosso país a renda desembarcou junto com a família real portuguesa, e nunca mais abandonou as terras tropicais.

Com o passar dos anos os tecidos caros usados na fabricação das rendas foi sendo substituídos por matérias primas mais baratas, como o algodão, viscose, náilon e elastano. Isso fez com que a renda se tornasse um produto acessível a todas as classes sociais.

Com as facilidades de se encontrar [e comprar] a renda, ela deixou de ser só um acessório do vestuário e hoje é usada também em projetos de design.



 


  







 
#ficaadica de como fazer desse tecido um aliado [de muitíssimo bom gosto!] na decoração da sua casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário